quinta-feira, 26 de abril de 2012

ABRIL CULTURAL INDÍGENA 2012

A Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) realiza a segunda edição do "Abril Cultural Indígena".

A programação segue até o próximo dia 1º de maio com diversas atividades voltadas aos povos indígenas da capital e do interior Amazonas com o apoio da Seind.
Segundo o secretário de Estado da Seind, Bonifácio José Baniwa, este ano a segunda edição terá a participação de 20 grupos indígenas em diversas modalidades esportivas. "Calculamos a participação geral de 300 indígenas na região metropolitana e mais de 2000 em todo estado do Amazonas com o nosso apoio em diversas programações", afirmou.
Durante a abertura a cantora indígena Djuena fez a apresentação do Hino Nacional Brasileiro traduzido em língua tikuna com o acompanhamento da banda de música do Comando Militar da Amazônia (CMA), o que causou muita emoção no público presente, composto de autoridades indígenas e não indígenas. 

Segundo Djuena Tikuna, essa iniciativa da SEIND é muito válida, pois os povos presentes no Estado se sentem muito prestigiados com o Abril Culutral Indígena, tendo em vista ser um momento de interação entre os povos e uma boa oportunidade de aprender sobre a cultura dos parentes. "A riqueza do Amazonas é a riqueza da Amazônia. Vivemos essa pluralidade, essa diversidade cultural que tanto nos une. E poder participar de um momento que possa juntar toda essa beleza das cores de nossas culturas é muito especial. As competições e os jogos são um detalhe, mais o que mais me chama a atenção é esse espírito de harmonia que vivemos agora. Claro, sem esquecer que a luta tem que ser feita sempre para a conquista de nossos direitos", defendeu Djuena.




Nenhum comentário:

Postar um comentário